Fórum Volvo Portugal

Bem-vindos
Data/Hora: Sexta Out 31, 2014 4:31 am

Os Horários são TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 62 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Segunda Out 20, 2008 11:37 am 
1.8

Registado: Quinta Set 25, 2008 11:12 pm
Localidade: Albarraque
Viatura Volvo: 850 T5
As molas são só para trás, pois são as que estão a causar todos estes problemas.
Quanto aos amortecedores, são uns Bilstein.

masterbiltreteam@blogspot.com

MensagemEnviado: Segunda Out 20, 2008 12:00 pm 
T5

Registado: Domingo Out 22, 2006 9:35 pm
Localidade: Lisboa
Viatura Volvo: V70 T5 97
Agora é que me lembrei que tb tenho aqui as minha molas de origem...

Tenho que ver se as vendo

MensagemEnviado: Segunda Out 20, 2008 12:47 pm 
T5

Registado: Segunda Jul 21, 2008 12:37 am
Ribas27 Escreveu:
As molas são só para trás, pois são as que estão a causar todos estes problemas.

Certo, mas por acaso essa carrinha não trazia amortecedores nivomat de origem? É que o uso de amortecedores com a tecnologia nivomat, implica o usode molas "mais moles". Assim quando trocas os amortecedores por uns não nivomat, as molas ressentem-se e a altura ao solo desce... O tempo de vida dos amortecedores fica reduzido e a eficácia do comportamento em curva degrada-se (e muito).

MensagemEnviado: Segunda Out 20, 2008 1:29 pm 
1.8

Junglas Escreveu:
Certo, mas por acaso essa carrinha não trazia amortecedores nivomat de origem? É que o uso de amortecedores com a tecnologia nivomat, implica o usode molas "mais moles". Assim quando trocas os amortecedores por uns não nivomat, as molas ressentem-se e a altura ao solo desce... O tempo de vida dos amortecedores fica reduzido e a eficácia do comportamento em curva degrada-se (e muito).

É possível que tivesse nivomat de origem, mas quando a comprei, já trazia os Bilstein.
Acho que só vou poder tirar conclusões depois de ter as molas trocadas.
Vamos lá ver em que é que vai dar esta "salada russa"... :roll:

MensagemEnviado: Segunda Out 20, 2008 1:30 pm 
T5

Ribas27 tens pm.

A solução dos teus "problemas" poderá passar pela colocação de amortecedores nivomat a casar com as molas OEM que arranjaste.

MensagemEnviado: Quarta Out 29, 2008 5:59 pm 
1.8

Ribas27 Escreveu:

Pois é... :?

Lembram-se de ter dito de o mecânico da oficina Mille Miglia me ter informado que os amortecedores de trás eram Bilstein? Hoje tirei a roda de trás para dar uma olhadela com os meus próprios olhos, só porque estava desconfiado que os amortecedores não eram o que me tinham informado, pois o modo de como me responderam pareceu-me um pouco... estranha... não sei... suscitou-me alguma desconfiança...
E até parece que sou bruxo, pois os amortecedores que lá estão são uns KONI!!! E parece-me que também são ajustáveis (isto já não tive tempo de comprovar)...

Menos 1 ponto para a Mille Miglia... :|

Quanto às molas, já a deixei hoje numa outra oficina perto de casa para me fazer a substituição pelas originais que entretanto consegui arranjar (mas só vou trocar as de trás...).
Vamos lá a ver como fica. :roll:

MensagemEnviado: Quarta Out 29, 2008 6:05 pm 
T5

Ribas27, nada como os nossos olhos para comprovar...

Se forem os Sport, a regulação em dureza é feita no topo do amortecedor, dentro do habitáculo.

Existem alguns modelos para os quais os koni sport podem ser montados com a base de forma a que o carro fique mais baixo. Salvo erro é só virar o prato de apoio da mola ao contrário et voilá 20mm mais baixa.

Tenta saber perante a AutoSueco se a tua carrinha de origem trazia ou não nivomat. As molas para nivomat são menos duras que as molas para os outros sistemas de suspensão.

MensagemEnviado: Quarta Out 29, 2008 6:21 pm 
1.8

Obrigado Junglas. :wink:

Vou tentar obter essa informação junto da AS.
De qualquer modo agora ainda fiquei mais curioso em ver o resultado final da troca. Amanhã quando a for buscar ao mecânico logo se vê o resultado. Vou-lhe falar também nessa situação que mensionas de poder virar o prato para ficar mais alta (pelo que vi, não me parece, mas...).

MensagemEnviado: Quinta Out 30, 2008 8:07 pm 
1.8

Boas pessoal,

ainda não foi hoje que trouxe a minha querida 850...

Quando me desloquei ao mecânico para a ir buscar, ainda estava no elevador, de "patas" no ar, mas já sem as molas, e com os batentes das molas todos arrebentados (quero dizer, um deles já nem sequer lá estava... :shock: ).

Agora o que eu gostava de saber é como é que os suportes desses mesmos batentes se fixam na estrutura/chassis da carrinha. Estou a falar dos suportes superiores das molas de trás, de plástico, com um formato parecido com um copo, onde os batentes vão encaixar.
Eles parecem-me apenas serem fixos por pressão contra um pino que existe numa espécie de prato que serve de apoio superior da mola. Pergunto isto porque ele não fica preso no lugar e acaba por cair para dentro das novas molas... mas com as molas com que estava (as rebaixadas), esse suporte não caía porque a mola era um pouco mais estreita e prendia-o.

Espero estar a ser claro... :roll:

Liguei também para a AS, e informaram-me que a minha carrinha não vinha equipada com NIVOMAT e que as molas são iguais quer para sistemas com ou sem NIVOMAT.

Estou à toa e aguardo os comentários dos "experts" da matéria...

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 1:59 am 
1.8

Acho que acabei de descobrir o motivo pelo qual o suporte do batente não se segura! :idea: :idea: :idea:

Falta um disco a que chamam de "Spacer". é esse disco que vai ficar no topo da mola e pressionar o dito suporte conta o prato superior! :D

Eis o site onde eu consegui descobrir essa informação:

http://www.thevolvosite.com/850/Volvo-8 ... -rear.html

Na tabela que diz "REAR SUSPENSION AND RELATED 2WD Volvo 850 1993-1997", é o item nº6, com o Part#1387907. :idea:

Vamos lá a ver o resto em relação à mola. :roll:

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 9:06 am 
T5

Ribas27 a informação que te deram na AS em relação ás molas não deverá estar correcta.

Do que li no artigo da sachs sobre os seus amortecedores nivomat, parte do trabalho que era desempenhado pela mola é feito pelo amortecedor. Para que os amortecedores com a tecnologia nivomat desempenhem devidamente a sua função, as molas têm que ter um coeficiente inferior às molas normais.

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 10:54 am 
1.8

Isto vai para aqui uma caldeirada...

Junglas és capaz de ter razão. Hoje pela manhã passei pela oficina para falar com eles sobre a peça que estava em falta e quando lá cheguei vi que tinham montado já as novas molas, só para não terem o carro a ocupar o elevador, e constatámos que mesmo con essas molas a carrinha está exactamnete com a mesma altura que tinha com as outras molas... :shock: :shock: :shock:

Na opinião do mecânico, são os amortecedores que são mais curtos, e por isso as molas ficam sempre dessa altura... Cada vez cheira mais a esturro... :evil:

Ninguém tem por aí umas molas de trás de origem de um 850 que não tenha o sistema Nivomat instalado de origem, que me possa emprestar por uns dias, só para ver realmente se a culpa é dos amortecedores ou se é das molas? Já começo a ficar um pouco à toa...

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 11:12 am 
T5

Ribas27, mas verificaste se os koni sport que tens atrás, têm aquela regulação de altura que eu mencionei?

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 12:50 pm 
1.8

Não têm.

Tenho andado a pesquisar na net e realmente dizem que as molas para o sistema Nivomat têm uma taragem muito mais branda que para um sistema sem Nivomat.

MensagemEnviado: Sábado Nov 01, 2008 6:11 pm 
T5

Registado: Domingo Out 22, 2006 9:35 pm
Viatura Volvo: V70 T5 97
Temos que ser uns para os outros, por isso se quiseres posso te emprestar as molas de origem da minha T5.

Sei que não são bm as que pretendes, mas podes sempre ver o qie acontece ao carro com estas molas.

Abraço

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 62 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: